A SINTEPLAST implementou um Sistema de Gestão Integrado, que abrange todos os aspectos da operação e está baseado na definição de padrões e indicadores com objetivos para cada nível, alinhados com a visão e a missão da companhia. É assim como a segurança, a qualidade, os custos, o nível de serviço, a motivação e o meio ambiente são as áreas em que é buscada uma melhoria contínua.

Além disso, a SINTEPLAST integra o Programa de Cuidado Responsável do Meio Ambiente, administrado na Argentina pela Câmara da Indústria Química e Petroquímica. Através deste programa, as empresas aderidas se comprometem publicamente a alcançar uma melhoria permanente, educar seu pessoal e trabalhar com a comunidade, em todos os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente.

O compromisso social da empresa, também focado no cuidado e na preservação dos recursos naturais, está plasmado na planta de reciclagem de quase 500 m². Ali são realizadas grande parte das tarefas de redução, reutilização e reciclagem sobre diferentes tipos de materiais, como papel, papelão, plásticos, madeira, embalagens metálicas, etc.

 

IMG_2018-bx

 

Assim mesmo, no tratamento dos resíduos de fabricação é aplicado um sistema de reciclagem que permite recuperar praticamente 100% dos mesmos. Entanto, 99% dos líquidos são reutilizados na fabricação dos produtos, 1% restante é tratado para evitar qualquer tipo de contaminação ambiental.

Desta maneira, a planta pode recuperar 100% dos mesmos e os residuais de base solvente são purificados por destilação, e os aquosos reciclados em posteriores fabricações.

No relativo a segurança e saúde ocupacional, o foco está, principalmente, na prevenção através da formação teórica e prática não só do pessoal mas também de empreiteiros e visitantes.

A companhia conta com 4 brigadas internas (Incêndio, Evacuação, Primeiros Socorros e Manutenção) que recebem capacitação e treinamento com bombeiros de Tristán Suarez e pessoal da Cruz Vermelha Argentina, para manejo de diversos tipos de emergências.

O Centro de Operações conta com um tanque com capacidade para um milhão de litros de água, com motobomba de origem americana que permite injetar, em só três horas, a totalidade de seu conteúdo e com uma pressão constante em qualquer parte do estabelecimento.